Sabores de primavera

23 Mar
?

Sumos com memórias doces

Gosto de morangos. Porque são bonitos, carnudos, não são excessivamente doces mesmo quando estão muito maduros, fazem deliciosos sumos e doces, e sobretudo são perfeitos para comer ao natural, um atrás do outro enquanto estou ao computador ou entretida a ver um filme, enroscada no sofá.

Gosto de morangos porque me lembra a minha infância, os meus pais e eu no quintal da casa tardes de primavera adentro. Eu a querer explorar tudo, mãos na terra, eu a comer morangos sentada no colo da minha mãe, empoleirada nas costas do meu pai quase a tocar com os dedos no céu.

Tecíamos rituais, eles e eu, entre árvores e flores. Ele cuidava das primeiras ao fim da tarde e nos fins de semana, ela das segundas, todos dias manhazinha. Ainda consigo sentir o cheiro dos jacintos!

Os morangos nunca mais tiveram aquele sabor (ou o sol aquela cor de ouro), mas eu continuo a gostar desse fruto pequeno (e do sol), bonito, carnudo, não muito doce, que costumava comer na primavera, embalada pelo amor dos meus pais.

E foi assim, inspirada pela primavera e por essas lembranças doces de infância, que preparei o meu sumo de morango. Juntei uma mão cheia de morangos, um kiwi, uma colher de sopa de sementes de linhaça dourada moída e outra de sementes de chia, uma porção de água filtrada. Triturei tudo no liquidificador.

Leave a comment