“O sentido da vida é viver”

26 Jul

O que sabem 1 recortada

Escolhi para título deste post a resposta que uma mulher dá a Dan Baker, (autor deste livro, com Cameron Stauth), durante a sua última sessão de terapia, porque penso que esta é a grande mensagem.

Em O que sabem as pessoas felizes (estrelapolar), Dan Baker diz também que nunca esquecerá essa frase – “o sentido da vida é viver” –, nem o que Emily disse depois:

“Penso que até sei o segredo da felicidade. É este: cada momento que acontece, ou venha a acontecer, acaba no momento em que começou. Por isso, a vida é perda. E o segredo da felicidade é saber amar o momento atual em lugar de chorar aquele que já se perdeu.”

 Neste livro fala-se de felicidade e do que sabem as pessoas felizes (com uma escrita absolutamente deliciosa e direta), e por isso de otimismo, coragem, amor e satisfação como qualidades intrínsecas a esta atitude ou forma de vida que está para além das nossa situação (estejamos numa subida ou descida da montanha russa que é a vida de cada um de nós).

As histórias que Baker nos traz são reais, passam-se na sua clínica – e até com ele próprio – e podem servir-nos de inspiração. Eu já me senti inspirada por elas, e também por isso gosto de reler este livro (de 2003) em momentos particulares da minha vida, que exigem de mim mais coragem e muito otimismo.

Espero que possa inspirar-vos também a vocês!

Leave a comment